Folia de Reis percorre ruas de Itaúna até 20 de janeiro

Dia 06 de janeiro é destinado ao Dia dos Santos Reis. Segundo a história secular, os três reis magos (Belchior, Baltasar e Gaspar) foram as primeiras visitas que Jesus recebeu. De acordo com as pesquisas coletadas até os dias atuais por historiadores, os homens não seriam reis e nem precisamente três. Há teorias de que se tratavam de sacerdotes da região zoroástrica da Pérsia. Deduzem-se três homens pela quantia de presentes oferecidos. Guiados por uma estrela, cada um presenteou o Menino Deus com mirra, incenso e ouro.
Em comemoração a data tão significativa para os católicos, os denominados Foliões de Reis, realizam cantos pelas ruas e casas relembrando o acontecimento da chegada do Menino Jesus. As folias são reconhecidas como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.
Os participantes dessa manifestação cultural e festiva entoam diversas canções e rezas em homenagem aos três viajantes santificados. Os foliões passam de casa em casa em coro e são recebidos em cada uma delas com comes e bebes típicos e outras oferendas.
Em cada local, há também particularidades, como encenações dos reis magos, desfiles, danças, repertórios, instrumentos utilizados e roupas. Minas Gerais é um dos estados onde a Folia de Reis mais se faz presente, resguardando uma tradição de aproximadamente 300 anos.
Um inventário do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) realizado em 2016 cadastrou 1.255 grupos de foliões, distribuídos em 326 municípios mineiros.
Em Itaúna existem diversos grupos que mantém a tradição viva. A equipe do Horizonte Paralelo conversou com a folia Divino Espírito Santo do bairro Irmãos Auler que conta com 12 componentes e persiste há 14 anos. A folia percorre as ruas da cidade saudando os presépios e recolhendo donativos que são destinados para a igreja de São Francisco de Assis no bairro Irmãos Auler. A caminhada teve início no dia 25 de dezembro e continua até o dia 20 de janeiro.
O folião Jesus Ferreira fala da grande emoção que sente em manter viva a tradição das Folias de Reis. “Meu pai era folião e comecei junto com ele, ainda muito pequeno. Sinto uma felicidade enorme em continuar o que os meus antepassados iniciaram. Hoje tentamos motivar as crianças, pois são elas que continuarão dando vida a folia”.
O grupo da Folia Divino Espírito Santo é composto por: Jesus Ferreira (comandante e folião), José Custódio (pandeiro e folião), Marcos Rezende (batedor de caixa),Amélia Cândido (chocalho), Francisco José (caixa), Antônio Rafael (pandeiro), Léia Lopes (pandeiro), Nivair José (reco-reco), Francisco Cardoso (pandeiro), José Martins (violão), João José (palhaço) e as crianças Yara Luiza (reco-reco), Gustavo Daniel e Larissa Mariana (bandeira).

Música, teatro, literatura, eventos e muito mais. Fique ligado no Horizonte Paralelo para saber os principais eventos culturais de Itaúna e região.